Com sabor nordestino e João Neto e Frederico, falta pouco para Festa da Farinha em Anastácio-MS

Caju e Castanha, Cezar e Paulinho também vão animar a festa em Anastácio.

Os repentistas Caju e Castanha, e os sertanejos Cezar e Paulinho, João Neto e Frederico estão na programação da 14 º da Festa da Farinha de Anastácio, a 135 quilômetros de Campo Grande. O evento começa na próxima sexta-feira (3) e termina no sábado (4), na Praça Arandú e é gratuito. No local, a tradição é comer pratos típicos do Nordeste, com a expectativa de dez mil quilos de farinha comercializados.

O show de abertura fica por conta da dupla sertaneja João Neto e Frederico. A apresentação continua com os nordestinos, Caju e Castanha, que retornam ao palco no sábado. No último dia de evento, quem também anima o público é Cezar e Paulinho.

O presidente da Cooperativa de Produtores da Região do Pulador, Jairo Arruda, fala da expectativa para o evento. “Estamos produzindo muita farinha, porque quando chega perto do dia, dá uma aquecida no mercado. A farinha é a vitrine da cidade”, afirma.

Jairo recorda que a produção de farinha no município teve início com a migração nordestina há um século. “O pessoal saiu de Pernambuco em 1912, ficou na fazenda Pulador que hoje é cooperativa. Começaram a produzir mandioca, farinha. Um trem levava essa mercadoria para São Paulo”.
































São mais de 100 anos de tradição e a regra é que todo prato servido seja à base de farinha ou acompanhado da mandioca. O presidente da cooperativa relata que no evento, pratos típicos do nordeste como tapioca doce e salgada, buchada e bode com mandioca, pirão serão vendidos no local.

“Teremos ainda a coxinha de mandioca, pastel de mandioca, porção de mandioca frita, bolo de mandioca, massa puba que é feita de mandioca. Tem também o mané pelado, paçoca de carne seca e outras receitas”, disse. “São pratos nordestinos com influências paraguaias. O Pão com Baru, que é uma castanha do cerrado é comercializado”, complementa.

No dia, o público ainda poderá experimentar o viagra de mandioca. “É uma batidinha alcoólica que as pessoas compram”, diz Jairo. Para ele, quando tem atração musical do nordeste, mais pessoas prestigiam a festa. “Percebe-se que público participa mais, aprecia os pratos e as famílias vão ao local consumir. Quando é apena sertanejo universitário os jovens vão, porém não comem. Ficam apenas bebendo.”, disse.

Fonte: Campo Grande News

Categoria:Música