MS espera aumentar negócios com os EUA com eleição de Biden, diz secretário

Jaime Verruck falou sobre expectativas para a economia do estado com vitória do democrata

O secretário de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar de MS, Jaime Verruck, avaliou como positiva para o estado a vitória de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos.

Atualmente, os norte-americanos são o terceiro maior comprador de produtos de MS e a expectativa é que o estado faça mais negócios com os EUA. “Mato Grosso do Sul com os Estados Unidos tem espaço nas vendas de carne bovina e na tilápia somos os principais exportadores e os Estados Unidos nosso principal mercado, então a nossa expectativa é de ampliar as vendas', avaliou.

Uma das propostas mais fortes defendidas pelo presidente democrata é a agenda sustentável, que deverá pautar as negociações dos EUA com outros países nos próximos anos. “Como na questão ambiental somos um Estado Carbono Neutro, nossa política estadual já está vinculada ao Acordo de Paris', garantiu Verruck.

Isso significa que o caminho está aberto para que o estado faça mais negócios com os americanos. “Biden anunciou apoio, inclusive financeiro, no que se refere ao desmatamento ilegal e outras ações. Pode haver uma linha mais negocial do EUA com o mundo e Brasil poderá se beneficiar com isso', pontuou o secretário.

Segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de janeiro a setembro deste ano, as exportações de produtos de Mato Grosso do Sul para os Estados Unidos renderam uma receita de US$ 187,2 milhões de dólares, sendo o terceiro principal destino das nossas exportações.

Os principais produtos que durante esse período negociamos com os Estados Unidos, foram: Pasta química de madeira de não conífera, à soda ou sulfato, semibranqueada ou branqueada; Carnes de bovino, desossadas, congeladas e Filés de tilapias (frescos, refrigerados ou congelados).

Fonte: Midia Max

Categoria:Agronegócio

Deixe seu Comentário