Fred & Fabrício chama atenção como 'dupla de quatro vozes', em formato inédito; entenda

Artistas alternam entre primeira e segunda voz nas mesmas canções, quebrando um paradigma do gênero; com Jorge & Mateus e Hugo & Guilherme, eles gravam DVD em novembro

Juntos oficialmente há apenas três meses, Fred e Fabrício prometem quebrar paradigmas do sertanejo ao formarem a primeira dupla a se revezar entre primeira e segunda voz nas mesmas músicas. Ao pé da letra, eles fazem diferentes harmonias e melodias vocais durante as canções, como se fosse uma dupla de quatro vozes.

Os dois já cantavam solo e, acidentalmente, tornaram-se uma dupla. Tudo começou com a gravação do DVD  “Acústico de primeira”, projeto paralelo que os uniria temporariamente, mas acabou mudando os rumos das carreiras dos artistas. As faixas são regravações e, em todas, eles alternam as posições.

— Nós tínhamos carreiras solo e fomos fazer um show cada um na casa de um jogador de futebol. Na hora, o show acabou atrasando e tivemos que cantar juntos e ficou legal, gostamos. Um tempo depois, a gente decidiu gravar o “Acústico de Primeira” nesse esquema invertendo as vozes, foi um sucesso e sugeriram que a gente virasse uma dupla — diz Fabrício.

A gravação apresentou ao público uma maneira inédita de cantar sertanejo que foi logo abraçada. Depois do show, os artistas, empresários e sócios de Fred e Fabrício acharam que essa maneira alternada de cantar deveria ser a assinatura da dupla. Segundo Edna Barbosa, professora de canto especializada em segunda voz, isso só é possível porque os dois têm uma musicalidade aguçada e sabem fazer bem tanto a primeira quanto a segunda voz. Ela, que tem 40 anos de música sertaneja, confirma que é algo inédito.

— Vai ser o diferencial deles. O padrão das duplas é sempre ter uma voz excepcional, que canta e interpreta muito as partes agudas e grandes, e outra que vem para deixar isso mais bonito, mais belo. Desse jeito que está sendo formada a dupla deles, vai fugir totalmente. É o que eu chamo de dueto variante, que é muito difícil de fazer — explica Edna.

A inovação veio para eles de forma natural. Nas primeiras experiências, os dois contam que cantaram da forma como se

— Fizemos aquilo que escutamos a vida inteira. E, sem querer, acabamos achando um novo jeito de cantar. Acredito que a gente acaba criando uma tendência para a nova geração — aposta Fred.

Como detentores de duas vozes fortes, é de se imaginar que pudesse ter uma disputa ou preferência pelo protagonismo da primeira voz. Mas, com Fred e Fabrício, não é bem assim: a briga é pela segunda voz. Os dois adoram o desafio e colocam sua personalidade na hora de construir a música.

— A segunda voz é uma arte, costumo dizer que é muito mais difícil. Em um show, tem o cantor e mais 100 mil pessoas fazendo a primeira voz, e só uma pessoa segurando a segunda. Lembro que minha mãe ia lavar roupa e gostava de cantar e eu praticava com ela a segunda voz, cantávamos juntos — diz Fred.

Eles explicam que enquanto Fabrício gosta de seguir os cantores originais das músicas, no caso de um cover, Fred gosta de “desenhar” em cima das notas musicais de uma forma que caiba na canção. Toda a direção vocal fica à cargo dos dois e parte do processo de construção é cada um gravar tanto a primeira quanto a segunda voz da mesma música. Depois, eles escutam e juntam as melhores partes de cada um.

— Ali, na hora do show, nossa preparação, às vezes, é um sinal de cabeça um para o outro e assim vamos nos encontrando na música — diverte-se Fred.

Fabrício completa:

 — Foi uma junção de dois cantores que agora são duas primeiras vozes e duas segundas vozes. O pessoal tem até brincado dizendo que somos uma dupla de quatro vozes.

De acordo com Marcus Bernardes, pesquisador do gênero, à frente do “Blognejo” há 14 anos, a quebra de paradigma vem do ineditismo do formato em que Fred e Fabrício cantam. Segundo ele, houve uma expectativa para que a dupla Simone & Simaria assumisse essa forma de cantar, já que as duas fazem primeira voz.

— Esperava-se que elas fossem fazer um dueto uma com a outra de vez em quando, mas não fizeram. Elas só cantam de primeira. Então, até hoje não existiu uma dupla com duas primeiras e duas segundas vozes em todas as músicas — explica. 

Em novembro, Fred e Fabrício vão gravar um novo DVD ao vivo em Goiânia com músicas inéditas, regravações e participações especiais confirmadas de Jorge & Mateus, Hugo & Guilherme e outros astros do gênero.

Fonte: O Globo

Categoria:Música

Deixe seu Comentário