Plantio do milho segunda safra avança por mais da metade da área estimada em MS

O plantio do milho segunda safra já avançou por mais da metade da área estimada 1,992 milhão de hectares em território sul-mato-grossense. Segundo o Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), até o dia 4 de março foram semeados 1,177 milhão de hectares.

Esses dados constam no mais recente boletim Casa Rural divulgado por Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho), que aponta produtividade estimada de 78,13 sacas por hectare e gera expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas.

A publicação detalha ainda que região sul está com o plantio mais avançado, com média de 64,0%, enquanto a região norte está com 54,3% e a região centro com 44,3% de média. 

De acordo com o Siga-MS, a alta demanda por grãos pode impulsionar o aumento da área cultivada com o cereal no Estado e o prognóstico climático “demonstra grande variação das chuvas ao decorrer da safra”, indicando que o produtor “pode ter vários problemas ao efetuar a semeadura fora da janela recomendada do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, em alguns solos argilosos podendo efetuar o plantio com 40% de risco até dia 31 março”.

Em relação ao mercado, o boletim Casa Rural informa que o preço da saca do milho no Estado atingiu o maior valor nominal, de R$ 91,00 a saca, cidade de Chapadão do Sul.

“Nas cotações disponíveis no site Notícias Agrícolas, entre os dias 28/02 a 07/03, o preço médio da saca da soja no MS apresentou uma valorização de 1,45%”, menciona a publicação, acrescentando que “a manutenção de dólar alto e valorização no mercado internacional justificam os preços em alta”.

Além de pontuar que “os preços atuais não necessariamente são os valores que o produtor está recebendo, uma vez que a comercialização ocorre gradualmente”, o Siga-MS cita levantamento realizado pela Granos Corretora segundo o qual até 7 de março o agronegócio sul-mato-grossense já havia comercializado 25,50% do milho 2º safra 2022, que representa 2 pontos percentuais abaixo do índice apresentado em igual período de 2021.

Fonte: Dourados News

Categoria:Agronegócio

Deixe seu Comentário