Grupo de MS será o 1º do Brasil com 100% da produção atestada pelo Semente Legal

Criado em Mato Grosso do Sul, o grupo Era, que representa as marcas Ponto Alto e Nova Safra, será a primeira empresa brasileira a aderir tecnologia que garante a certificação de toda sua produção, através do selo Semente Legal. A anúncio da parceria será, em um evento 100% online, devido a pandemia de covid-19.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é um dos líderes mundiais no mercado de produtos agrícolas movimentando 26,4% do PIB brasileiro. Porém, o mercado ilegal de sementes piratas causa imensos prejuízos ao setor e ao consumidor final, que adquire produtos de origem e qualidade duvidosa

Para certificar a qualidade dos produtos de ponta a ponta, o grupo sul-mato-grossense irá aderir ao programa Semente Legal, que através de uma etiqueta de segurança, permite rastrear e controlar a procedência em toda a cadeia de produção com códigos de segurança antifraude fixados nas sacas.

O presidente do grupo e diretor-geral da Ponto Alto, Celso Pess Junior, destaca a importância do certificado de garantia. “Agora poderemos fornecer toda a base do insumo da agricultura, que são as sementes, de forma sustentável e com garantia de que não há mão de obra ilegal, áreas ilegais, pirataria, entre outros problemas'.

A iniciativa do grupo é fruto da parceria realizada em 2020 entre a Ceptis Agro e a Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul).

'Produtos com o certificado da Semente Legal dará mais confiança aos profissionais do campo. O revendedor, ao comercializar um produto seguro, de origem comprovada, tem sua reputação fortalecida no setor', explica Celso Pess Junior.

Como funciona - Produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade dos produtos com certificado Semente Legal através de um aplicativo para celulares.

As sementes são cadastradas através de uma plataforma e recebem etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas também são atestadas pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), com as amostras submetidas a análises em laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As Etiquetas e lacres de segurança são afixados nas sacas das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Através do aplicativo  produtores, empresas e consumidores terão acesso às informações sobre o produto durante toda a cadeia produtiva. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.

Grupo Era - O grupo fo criado em Camapuã, no ano de 1982, por produtores rurais da familia Pess. A partir dai o grupo continuou em constante evolução e expansão.

Em 2007, foi criada a marca Ponto Alto, que se consolidou com a instalação da Indústria em Campo Grande, como principal pilar a produção de sementes de pastagens e forrageiras.

Em 2014, a marca Nova Safra foi criada e 3 anos depois, o grupo passou por uma reestruturação que integrou todos os setores, com o objetivo de otimizar a gestão e gerar valor para o setor.

Em 2020, as marcas Ponto Alto e Nova Safra se unem, consolidando o Grupo Era.

Atualmente o grupo atua fornecendo sementes ao exterior e para os 26 Estados brasileiros e Distrito Federal, com representantes em 362 municípios.

Fonte: Campo Grande News

Categoria:Agronegócio

Deixe seu Comentário