Festival Internacional do Chamamé marca Rio Brilhante-MS este fim de semana

O Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante realiza nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro o 6º Festival Internacional do Chamamé. O projeto conta com financiamento do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

O Festival em sua sexta edição levará a Rio Brilhante grandes nomes desse estilo musical tão presente na cultura do nosso Estado. Logo na abertura haverá uma homenagem ao músico  Maciél Correa e durante os três dias de festival se apresentarão músicos consagrados como Dino Rocha, Dom Ramon, Marlon  Maciél e Helinho do Bandaneon. O evento contará ainda com a participação do grupo Milagrito Blanco e Gisela e Ramon Asencio, da Argentina e da artista Miryan Beatriz, do Paraguai.

O chamamé, apesar de algumas controvérsias, é oriundo da província de Corrientes na Argentina, em sua origem se amalgamam influências culturais dos indígenas Guaranis, dos criollos argentinos e dos imigrantes europeus. O estilo se difundiu pelo Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul e no Paraguai.

No Estado um dos primeiros artistas a popularizar o ritmo foi Zé Corrêa, ainda na década de 1950. Dom Ramon, que além de músico é o presidente do Centro Cultural, destaca a importância do Festival para manter as tradições e desenvolver o ritmo. “Além de ser importante para a cidade, o Festival ajuda a mostrar à população essa cultura tão rica e que precisa ser preservada”.

Para o superintendente do FIC, Ricardo Maia, o Festival já é uma referência no Estado e colabora com a difusão dessa cultura tão presente em nosso dia a dia.

“O financiamento do governo vai ajudar no desenvolvimento do Festival, que já está em sua sexta edição, sendo que esta é a primeira vez que é aprovado em um edital público”, afirmou Maia.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Nery, destaca a importância do Fundo de Investimentos para o fomento à cultura em nosso Estado: “A secretaria vem trabalhando no sentido de atender a cultura em toda a sua diversidade, proporcionando à população o acesso as nossas manifestações artísticas”.

A popularidade do Chamamé no Mato Grosso do Sul é evidenciada pela Lei Estadual nº 3.837, que instituiu o Dia do Chamamé em Mato Grosso do Sul, e pela Lei Estadual n.º 4.113/2011, que deu a Rio Brilhante o título de Capital do Chamamé no Estado.

 

HOMENAGEADO

 

Maciél Corrêa nasceu no dia 14 de julho de 1942, na Fazenda Mutum, no município de Rio Brilhante.

Acordeonista, músico e compositor, iniciou sua carreira em 1981, ano em que lançou seu primeiro trabalho, um LP com o título “Cadeado De Ouro”, até hoje um de seus maiores sucessos, muito solicitada em todos os eventos que o músico participa.

Gravou mais de sete LPs e dez CDs. Participou da gravação de várias músicas com Délio & Delinha, destacando o clássico da música regional, “O Sol e a Lua”.

Participou da gravação do primeiro DVDs de Délio & Delinha e de Tostão Mineiro em Uberlândia/MG. Em dezembro de 2009 gravou o seu primeiro DVD.

Em dezembro de 2007 lançou dois CDs: “Curicaca Pantaneira” e “Integração Artística”. O músico ganhou reconhecimento nacional, pelo seu estilo próprio e foi reconhecido por dois grandes nomes do meio artístico: Anísio Antônio Moreira, e pelo cantor e compositor Dino Franco, considerado o maior compositor do século vinte com mais de cinqüenta anos de carreira.

O acordeonista é reconhecido a nível nacional pela sua dedicação e perseverança no mundo artístico. Já visitou várias emissoras de rádios e televisão pelo Estado e pelo país, levando a cultura sul-mato-grossense pelo Brasil. Ama o que faz e a Deus sobre todas as coisas.

Fonte: Diário MS

Categoria:Música

Deixe seu Comentário